5 ideias para confraternização de empresa remotamente

Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

Realizar uma confraternização de empresa em um momento em que a maioria das organizações está com seus colaboradores em home office ou modelo de trabalho híbrido, em decorrência da pandemia da Covid-19 e suas consequências, pode ser um desafio para o RH.

Mas reunir o time para conversar sobre assuntos pessoais e se divertir em tempos de isolamento social, torna-se ainda mais fundamental para conectar os colegas de equipe. Ainda, para que o sentimento de pertencimento não enfraqueça e a cultura da empresa continue se fortalecendo.

Pensando em auxiliar você, membro do RH, preparamos uma lista com 5 confraternizações que respeitam o isolamento social e que podem descontrair o time em momentos de tanta tensão, humanizando o ambiente de trabalho remoto. Continue a leitura e confira!

Confraternização de empresa de forma remota

Em algumas organizações, o trabalho remoto já era uma realidade antes da pandemia. No entanto, empresas mais tradicionais foram pegas de surpresa quando precisaram implantar o home office rapidamente com intuito não só de proteger seus colaboradores da contaminação da Covid-19, mas também para que pudessem continuar suas atividades.

Nessa hora, o RH precisou elaborar ações e estratégias de motivação e engajamento, mesmo à distância. Dentre elas, estão as confraternizações online.

Além disso, a pandemia do novo coronavírus, que parecia ser algo passageiro, tornou-se uma situação mais longa do que todos esperavam, fazendo com que as organizações se adaptassem com a adoção de novos softwares e ferramentas de gestão.

Nesse sentido, toda essa flexibilidade que a tecnologia proporciona ao mundo dos negócios fez com que muitas empresas repensassem seus formatos de trabalho. Hoje, pesquisas apontam que o trabalho híbrido é uma tendência que veio para ficar.

Mas as confraternizações não podem ficar de fora do ambiente organizacional remoto. Afinal, se estamos aprendendo uma nova forma de trabalhar, a diversão também tem que ser adaptada nesse novo contexto.

Outro ponto importante a ser abordado é a saúde mental dos colaboradores. Sendo a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social virou um modo de prevenir o contágio e o alastramento do vírus. Diante dessa realidade, as pessoas ficaram mais estressadas, ansiosas, depressivas e enfrentando episódios de insônia.

Ainda, quem mora sozinho, ficou mais solitário. Já quem mora com a família, precisou conciliar o trabalho, o cuidado com os filhos e as tarefas domésticas. Resumindo, as pessoas estão cada vez mais exaustas, aumentando as taxas de absenteísmo, presenteísmo e turnover nas empresas.

Nesse momento, realizar confraternizações entre as equipes é fundamental para o alívio do estresse do dia a dia e também para reforçar o sentimento de valorização e pertencimento.

Ideias para confraternização de empresa remotamente

Pensando em trazer novas ideias e também em adaptar aquelas confraternizações que já existiam no ambiente físico, preparamos 5 dicas de confraternização que podem ser feitas remotamente. Acompanhe e descubra seus benefícios!

1. Torneio de jogos online

Essa é uma opção divertida e que gera pouco custo financeiro para a organização. Por meio de uma videoconferência, o gestor escolhe um jogo simples e intuitivo para que todos tenham facilidade de jogar.

Atualmente, existem várias opções de jogos em grupo disponíveis online, que não exigem a instalação de qualquer tipo de programa no computador ou dispositivo móvel, por exemplo, Uno, Bingo e Imagem e Ação.

Assim, para tornar esse momento ainda mais divertido e estimulante, aposte em prêmios para os vencedores, que podem ser entregues em casa, como cesta de café da manhã, pizza ou até mesmo cartões de presentes virtuais.

Outra dica é integrar no jogo também os familiares dos colaboradores, seja disputando como um time, seja apoiando como uma espécie de torcida organizada.

2. Festa na caixa

Sabe aquele happy hour que acontece depois do expediente, seja na própria empresa ou em um restaurante? Então, é possível realizá-lo virtualmente.

A empresa pode proporcionar uma live com cantores ou aquela banda formada pelos próprios colaboradores da empresa. Mas em um momento de comemoração não pode faltar os comes e bebes. É aí que entra a festa na caixa.

Trata-se de um kit com comes e bebes entregue em casa. Desse modo, no mês de junho, por exemplo, que é marcado por festas juninas, a festa na caixa pode conter canjica, pipoca, dentre outros itens típicos da ocasião.

3. Cinema em casa

Com o avanço da tecnologia também chegando aos streamings, é possível criar um tipo de watch party, por meio de uma extensão no navegador do computador que permite que um grupo assista ao mesmo filme simultaneamente e comente os melhores momentos por meio de um chat.

Para tornar esse momento ainda mais divertido, a empresa pode enviar, via festa na caixa ou, até mesmo, incentivar que todos estejam com pipoca, chocolate  e refrigerante em mãos para que todos se sintam verdadeiramente em uma sala de cinema.

4. Aula de culinária

O isolamento social fez com que as pessoas, mesmo aquelas que não têm a menor experiência culinária, frequentassem menos restaurantes e cozinhassem mais em casa.

Então, por que não convidar um chef renomado para ensinar uma receita especial para que o colaborador possa apreciar junto à família ou de forma remota com os colegas de time depois do expediente?

Por meio de uma live, o gestor da empresa pode aprender junto ao chef. Ainda, para aumentar o engajamento, a organização pode enviar os ingredientes aos colaboradores para que eles preparem a receita simultaneamente.

5. Live de Stand-Up

Em um momento de tantas turbulências, rir ainda pode ser o melhor remédio. Nesse contexto, outra ótima dica é uma live de stand-up comedy. Para aumentar o engajamento, realize uma enquete com alguns comediantes para entender qual deles os colaboradores gostariam de assistir a um show.

Logo depois, a empresa contrata um stand-up remoto exclusivo. Novamente, é interessante que a organização envie um kit com bebidas e petiscos para que os colaboradores possam aproveitar esse momento da melhor forma, seja sozinho ou com seus familiares.

Otimize os resultados da iniciativa

Ao proporcionar tantos momentos de alegria e descontração, é fundamental que a empresa incentive o compartilhamento desses momentos pelos colaboradores nas redes sociais.

Afinal, o novo profissional do mercado está sempre atento às redes, não só da organização em que buscam trabalhar, mas também dos colaboradores que já fazem parte do time. Nesse âmbito, quando a empresa trabalha seu endomarketing, como forma de motivar e reter os profissionais que já fazem parte da equipe, ela também atrai novos talentos para si.

Logo, quando os colaboradores postam fotos e vídeos dessas confraternizações em redes sociais corporativas, como o LinkedIn, ou no Facebook e Instagram, ele está trabalhando em estratégias de employer branding, ou seja, exaltando a empresa como uma marca empregadora no mercado.

Segundo uma  pesquisa recente da Kantar (empresa que pesquisa sobre tendências e comportamento de consumo), a utilização do Instagram cresceu 69% durante a pandemia. Ainda, o LinkedIn conquista cerca de 100 mil usuários novos por semana, sendo que a criação de conteúdo pelos usuários aumentou aproximadamente 50% somente no primeiro semestre de 2020.

Por isso, o employer branding é uma forte tendência que veio para ficar no mercado corporativo, por trabalhar a marca trazendo um diferencial competitivo dentre os concorrentes.

Certamente, o RH ainda precisará de algum tempo para organizar uma confraternização de empresa presencialmente. E como a adesão ao trabalho híbrido, mesmo quando a pandemia passar, esses happy hours online serão mantidos.

Então, o profissional de RH deve estar sempre atento às formas criativas de comemorar e confraternizar remotamente para que o time continue conectado e integrado à cultura organizacional.

E se você quer se manter atualizado nesse novo momento vivenciado nas empresas, não deixe de realizar o curso: Como gerir equipes em home office. Seja um profissional de RH munido de estratégias assertivas para melhorar o trabalho remoto.

Fonte: Rh Portal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s