Dia do profissional de RH – Descubra mais sobre a carreira de Recursos Humanos

pexels-photo-7581125.jpeg

Foto por RODNAE Productions em Pexels.com

O profissional de RH é quem atua para o desenvolvimento e cuidado de pessoas e negócios dentro de uma organização, aquele que humaniza corporações e auxilia no crescimento da mesma. Sendo uma área tão essencial para uma empresa, é relevante que todos saibam de que forma esses profissionais atuam no mercado, quais são os principais cargos e como atuar no segmento. Vem conhecer mais sobre Recursos Humanos.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300A área de Recursos Humanos

Um profissional de Recursos Humanos (RH) tem como papel cuidar da parte humana da corporação, mas sabemos que a amplitude dessa área permite ele ande nos nichos de negócios, legislação trabalhista e em uma das funções primordiais, cuidar da estratégia e da cultura da empresa.

A importância dessa área vem crescendo cada vez mais, pois por conta da pandemia, as grandes empresas estão investindo nesse departamento e considerando que é um elemento fundamental da estratégia corporativa, enxergando essa área como um meio de alinhar as expectativas da gestão e equipes. O papel de protagonista que o RH tem no mercado de trabalho tende a estar mais visível nos próximos anos, assim como a maioria das profissões, o setor está sofrendo adaptações e tudo isso para acompanhar a evolução do mercado.

Principais cargos dentro da área

Já que estamos falando desse segmento tão estimado, que tal conhecermos os principais cargos na área de Recursos Humanos (RH)?

1. Recrutador

O profissional realiza todo o processo de recrutamento e seleção. Analisa padrões para aproveitamento de candidatos, seleciona fontes de recrutamento. Analisa juntamente com cargos e salários, níveis adequados de remuneração para contratação. Em média no Brasil um Recrutador ganha cerca de R$2.734 ao mês, mas isso varia de acordo com a empresa e nível profissional de quem atua na área.

WhatsApp Image 2021-05-24 at 14.29.35

2. Business Partner (Parceiro de Negócio)

Parceiro de Negócio pode ser considerado como um profissional que conhece e entende perfeitamente os negócios e processos da sua organização, tanto no nível estratégico quanto operacional. Sendo assim, ele está apto a auxiliar a gestão no alinharem esses dois pontos, gerando o máximo de eficiência nos processos de negócio. Quem atua nessa área deve entender de finanças, pessoas e trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa, dando suporte e aconselhando a tomada de decisões estratégicas e operacionais, por meio de insights (conhecimentos) que melhorem os negócios e resultados. A média salarial desse profissional é de 5.800 á 13.600 segundo um estudo feito por VOCÊ RH-Deloitte.

bloggif_5a7c5307e59cd (1)3. Analista de Cargos 

Analista de cargos atua com implantação, manutenção e desenvolvimento de toda a política de cargos e salários. Apto em elaborar descrição de cargos, realizar análises e estudos relacionados a estrutura de cargos e pesquisa sobe remuneração. Analisa as estatísticas de informações salariais, propõe políticas de cargos e salários. Ele também efetua a manutenção de tabelas salariais. A média de salário para quem atua dentro desse cargo é de R$4.353 no Brasil.

Conheça o nossos Modelos de currículo

Como faço para atuar na área de Recursos Humanos?

Caso você tenha interesse em ingressar em RH, é preciso saber como atuar na área e principalmente entender se seu perfil se adapta a profissão.

Primeiramente vamos pensar na graduação, além do curso de Gestão em Recursos Humanos, existem várias opções que podem dar base para você exercer as funções desse profissional, como por exemplo Administração, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e até mesmo Direito.

total-grupo-gif-180x180Geralmente nessa área, os destaques da pós-graduação vão para os cursos de MBA que focam no desenvolvimento da habilidade da gestão de pessoas. Alguns bastante divulgados para quem deseja seguir a carreira são: MBA de gestão estratégica em recursos humanos, MBA em gestão de negócios, MBA executivo empresarial em gestão de pessoas, MBA profissional em gestão de pessoas, MBA profissional em comportamento organizacional e o MBA profissional em gestão de pessoas e tecnologias.

Sempre é importante que ao longo de sua carreira na área de Recursos Humanos você busque constantemente se desenvolver e inovar, buscando formações extras para se destacar e se atualizar do que o mercado de trabalho está buscando.

| Descubra no site da Catho as vagas para Recursos Humanos

Fonte: Carreira & Sucesso

O Opinião RH parabeniza todos os profissionais de RH pelo seu dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s