5 dicas para melhorar a experiência dos colaboradores na jornada de trabalho

pexels-photo-7429461.jpeg

Foto por Ron Lach em Pexels.com

Com os funcionários no centro dos negócios, Employee Experience visa transformar a relação funcionário-empresa

Com rotinas cada vez mais corridas e, ao mesmo tempo, maçantes, a carga laboral excessiva tem gerado um grande desgaste físico, mental e emocional de grande parte da população. Diante desse novo contexto, os cuidados com o bem-estar dos funcionários, mais do que nunca, têm que ficar no centro dos negócios. Enquanto a já popular Customer Experience busca avaliar e trazer novas estratégias para uma boa experiência aos clientes de uma determinada empresa, a Employee Experience (ou a Experiência do Colaborador, em tradução livre) traz este olhar para “dentro de casa”, com uma série de ações estratégicas voltadas para melhorar a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho, a fim de garantir o bem-estar das equipes.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300“É interessante entender que técnicas e ações para melhorar a Experiência do Funcionário também são uma via de mão dupla quando o assunto é retorno. Enquanto de um lado os empregados da organização encontram maior conforto, bem-estar e qualidade de vida, do outro, a empresa se depara com uma equipe mais saudável e motivada”, ressalta Pedro Iglesias, sócio e business development manager da Team Upp, consultoria especializada em engajamento e bem-estar gamificados investida pela Tapps Ventures.

Segundo o levantamento realizado pela empresa em 2020, o Benchmark Brasil de Employee Experience , cerca de 70% das companhias entrevistadas não possuem nenhum programa voltado para uma boa experiência de seus colaboradores, enquanto 90% destaca que a retenção de talentos tem sido um dos principais desafios.

A fim de auxiliar times de gestão e empresários, Iglesias separou cinco dicas de como aplicar a Employee Experience em seus negócios e promover um ambiente de trabalho mais feliz e motivador. Confira:

Invista em uma boa comunicação interna

O primeiro caminho para estreitar um bom relacionamento com o time e garantir que todos estejam na mesma página em relação aos assuntos e aos valores da empresa é possuir uma comunicação eficaz e fluida. Para isso, a chamada Comunicação Interna pode ser a grande aliada. Trabalhando em conjunto com os times de RH e de Marketing, por exemplo, a C.I. surge como um canal para contar sobre as novidades, eventos, evitar ruídos e boatos.

Fique de olho no marketing de incentivo

Enquanto a bonificação financeira é um caminho interessante, ela também pode ser muito impessoal e distanciar a sua equipe. Por isso, as palavras-chave aqui são humanização e criatividade. Aqui, vale de tudo: oferecer um jantar a dois em restaurante renomado, um pacote de viagens, day-off, um dia em um parque de diversões, ações gamificadas (que utilizam-se de elementos de jogos) para maior engajamento, criação de comunidades dos colaboradores e desafios diversificados nestas redes, benefícios diferenciados como descontos em lojas parceiras… a lista de possibilidades é vasta, então use e abuse.

bloggif_5a7c5307e59cd (1)

Torne o trabalho divertido

Aqui, utilizam-se elementos de jogos para tornar treinamentos, ações e metas mais lúdicas e atrativas. Para dar uma força extra, saiba que hoje já existem no mercado empresas que auxiliam os times de gestão nesta missão.

Faça pesquisas de clima constantemente

As pesquisas de clima são de suma importância para entender como está a cultura organizacional de uma empresa e a visão de seus colaboradores. Os feedbacks são os melhores atalhos para entender o que tem sido feito corretamente e o que precisa melhorar. As pesquisas também são ótimos mecanismos para coletar ideias diferenciadas para novas estratégias e estabelecer indicadores para verificar a evolução das estratégias e da percepção do time;

total-grupo-gif-180x180

Cuide do bem-estar da sua equipe

Com a saúde mental colocada em evidência, busque alternativas que possam auxiliar no bem-estar emocional de todos, como realizar parcerias com plataformas de psicologia online e oferecer sessões gratuitas (mesmo que no horário do expediente); crie mecanismos de manter os times mais próximos e interagindo, mesmo que à distância, e promova encontros virtuais para conversar e rir um pouco.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s