Como treinar uma equipe à distância

pexels-photo-4145190.jpeg

Foto por Julia M Cameron em Pexels.com

Saiba como treinar uma equipe à distância para criar treinamentos virtuais com conteúdo de qualidade, capazes de alinhar todos os membros do seu time

Um dos desafios enfrentados pelas empresas nos últimos meses é reunir seus profissionais para cursos e treinamentos. Entretanto, tem como treinar uma equipe à distância com algumas orientações básicas.

Essas dicas permitem que o líder de uma equipe aproveite os recursos que têm à mão para desenvolver treinamentos completos e colocar todos os integrantes em uma mesma linha de raciocínio.

Se você precisa treinar uma equipe à distância, veja o passo a passo para criar um conteúdo interessante, dinâmico e esclarecedor. Confira!

1. Selecione a temática do treinamento

GIF Sertec_JackelyneB_300x300

Para começar a elaborar um treino para uma equipe à distância, é preciso pensar no tema central do “curso”.

Tenha em mente que, o ideal, é que seu treinamento dure cerca de uma hora – que é um tempo que o cérebro humano consegue se manter focado sem tanto cansaço.

Assim, se você perceber que o tema do curso exige mais tempo de explicação, considere separar o treino em partes, para apresentar em dias diferentes.

2. Demonstre na prática

Uma das formas mais efetivas de aprendizagem para adultos é a demonstração por meio de exemplos. Por isso, se você vai treinar uma equipe à distância sobre o uso de algum programa, deve incluir apresentações práticas.

gravação de tela é um ótimo recurso para esses momentos e existem softwares especializados no assunto, como o DemoCreator, que conta com uma série de recursos para o seu vídeo tutorial.

O efeito no cursor do DemoCreator, por exemplo, é ideal para que a pessoa que for assistir o seu treinamento consiga visualizar exatamente quais passos foram tomados.

Além disso, um bom motivo para contar com gravação de tela ao treinar uma equipe à distância é dar uma “quebra” na estrutura de explicação que esses treinamentos costumam conter.

3. Insira explicações extras ao vídeo

Se você optar por treinar uma equipe à distância com vídeos tutoriais, lembre-se de adicionar explicações extras ao vídeo para deixar todo o conteúdo mais rico.

Para isso, você também pode usar o DemoCreator, que funciona como editor de vídeos, com ferramentas como a inserção de anotações e até legendas.

Esse recurso de legendas, inclusive, é ótimo para os momentos em que a gravação de um áudio não ficou tão clara. Uma falha que, por vezes, só percebemos quando já estamos na fase final do treinamento.

4. Crie materiais de apoio

Ao treinar uma equipe à distância é preciso pensar em todos os aspectos que possam colaborar para o aprendizado e para tornar o espectador mais seguro do que deve fazer.

Com o crescimento da busca por cursos online, principalmente no período da quarentena, as pessoas estão bem adaptadas ao sistema de ensino online, com videoaulas e materiais de apoio.

bloggif_5a7c5307e59cd (1)

Por isso, para deixar seu treinamento ainda mais profissional, considere criar materiais de apoio, como uma apostila com dúvidas gerais.

Não precisa ser nada elaborado: no treino de um software, por exemplo, você pode criar um documento com prints das telas e pequenas explicações.

5. Espaço para as dúvidas

Se você treinar uma equipe à distância com vídeos disponibilizados em uma plataforma, seja Intranet da sua empresa ou um site, lembre-se de deixar um espaço para responder dúvidas.

Pesquisas apontam que 47% dos trabalhadores se sentem inseguros com o cenário empresarial pós pandemia. Por isso, é possível que alguns profissionais, mesmo com dúvida, não queiram demonstrar que não entenderam algo.

É importante que você crie um ambiente propício para as perguntas, permitindo que as pessoas sintam que podem questionar o seu treinamento. Uma ideia é marcar um horário em uma sala virtual focado somente em esclarecimentos.

total-grupo-gif-180x180

Treinar uma equipe à distância pode ser bem diferente do cenário presencial, mas não é algo impossível de realizar, com qualidade, ao seguir algumas orientações.

Na próxima vez que você precisar treinar uma equipe à distância, lembre-se de montar uma apresentação bem estruturada, com gravação de tela e espaço para que os participantes tirem suas dúvidas.

Assim, você garante o máximo de aproveitamento e uma equipe de pensamento integrado, algo fundamental para o futuro das empresas.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s