Como buscar os candidatos certos para a vagas de emprego em 2021?

Foto por fauxels em Pexels.com

O comportamento dos candidatos mudou com o avanço digital e, hoje, a pesquisa sobre a empresa faz parte da rotina dos melhores candidatos disponíveis no mercado. Entenda as principais tendências do rh pós pandemia.

O comportamento dos candidatos mudou com o avanço digital e, hoje, a pesquisa sobre a empresa faz parte da rotina dos melhores candidatos disponíveis no mercado. E isso acontece mais do que você imagina, principalmente depois das mudanças pelas quais o setor passou este ano de 2020.

Através do Tik Tok, centenas de pessoas conseguem mergulhar na vida do estagiário de grandes empresas como Pinterest, Raízen, Google e também várias startups. Em 2020, a pandemia e o isolamento social contribuíram para o crescimento da rede social de vídeos divertidos e curtos, e muitas empresas já estão fazendo parte deste novo ambiente digital.

Esses dias mesmo encontrei um vídeo que viralizou no TikTok da Pinterest, uma rede social visual que ajuda os usuários a encontrar ideias e referências para experimentar em suas vidas, praticamente 1 milhão e meio de likes!

Um milhão e meio de pessoas conhecendo os bastidores de uma marca de forma autêntica e sem o gasto de um centavo por parte da empresa. Impressionante, não?

SEU EMPLOYER BRANDING JÁ EXISTE, QUER VOCÊ QUEIRA, QUER VOCÊ NÃO

Tudo está na palma de mão de todos. Logo, talentos podem saber diretamente de um outro funcionário os prós e contras de trabalhar na SUA EMPRESA, isso através de uma simples postagem no Twitter associada com alguma hashtag. O mais interessante resultado deste novo movimento é que, hoje, as empresas não adotam o total controle das narrativas publicitárias de suas próprias marcas. Jovens falando e comentando sobre coisas boas e ruins relativas a empresas em que atuam pode soar muito mais verdadeiro e, por certas vezes, muito mais destrutivo do que você imagina.

E é por isso que o Employer Branding nunca foi tão importante quanto hoje, com sua tendência de crescimento avançando nesta nova década.

Apesar de uma estratégia relativamente nova, o investimento da marca empregadora é algo cada vez mais adotado pela realidade de empresas no Brasil com foco no recrutamento e retenção dos melhores talentos.

No entanto, boa parte das marcas ainda não entendem a aplicação do Employer Branding, sendo um verdadeiro desafio para empresas mais tradicionais. Ou seja, os melhores candidatos acessam fontes em que a empresa nem sempre tem o poder de controlar,.

Pensando em como chamar a atenção dos melhores candidatos para pulverizar a sua marca empregadora, a Startup de Recursos Humanos Academia Do Universitário litou as 3 principais tendências para você ficar de olho e contratar talentos que façam sua empresa decolar durante 2021:

1. MARKETING DE RECRUTAMENTO CHEGOU PARA FICAR EM 2021

A melhor maneira de atrair e engajar os melhores candidatos do mercado é ao fortalecer a sua marca empregadora através de um marketing de recrutamento estratégico e alinhado com os objetivos de sua empresa. Através do marketing de recrutamento a sua marca irá atrair, contratar e reter os melhores talentos por meio de uma comunicação clara da proposta de valor principal de sua empresa.

Ao contrário da mensagem da marca do consumidor, onde a comunicação possui o objetivo de atrair usuários finais e realizar conversões, o marketing de recrutamento repassa para os possíveis candidatos o verdadeiro propósito da sua marca. Devido a isso, a estratégia de marketing de recrutamento e marketing de consumo devem receber iguais importância, sendo tratadas como duas entidades diferentes.

É uma abordagem de construção de consciência que exige transparência e participação do seu time em todo o ambiente digital.

E é exatamente por este motivo que está na hora de você se perguntar:

  1. Como é a percepção do seu quadro de funcionários com relação ao ambiente de trabalho de sua empresa?
  2. As lideranças de sua empresa são bem vistas internamente e externamente? Vocês têm estagiário efetivados?
  3. Como andam as pesquisas de clima organizacional de sua companhia?
  4. A remuneração e os benefícios de sua empresa estão adequados ao mercado? Isso é, seus estagiários estão sendo valorizados de fato?

Ao realizar essa pesquisa interna, ficará claro quais são os pontos fortes e fracos de sua marca empregadora. Alinhada à estratégia geral de negócio, as contratações de sua empresa poderão servir para solidificar sua reputação como uma empresa inovadora, diferindo-a de sua concorrência. Ao entender como sua organização está hoje, você conseguirá atrelar a estratégia de recrutamento para onde sua empresa quer chegar.

O público-alvo é quem a sua empresa deseja atingir no seu processo de recrutamento, levando em consideração o fit de perfil, ético e cultural. Use a sua equipe de talentos para restringir o público-alvo, realizando um estudo imersivo do padrão de funcionários de alto nível de sua equipe. Ao entender os comportamentos do seu público, fica mais nítido traçar os principais canais que levam até ele.

Entendendo onde o seu público está, VÁ ATRÁS! Faça parcerias com instituições de ensino, promova palestras e atividades, movimente o Instagram, LinkedIn, Facebook, TikTok, Twitter etc. Quando os canais diretos com os talentos são bem utilizados, os resultados podem ser valiosos!

“Quem não é visto, não é lembrado”

No mundo digital, empresas que não investem nas redes sociais não são lembradas, não foram lembradas em 2020 e nem serão lembradas em 2021. Para verdadeiramente atrair os melhores talentos, é necessário mais do que falar sobre sua empresa, mas também mostrar e explorar dos bastidores do seu negócio. Hoje, a transparência e a legitimidade são fatores de escolha significativos para os melhores candidatos.

A disponibilidade tecnológica facilita a ações simples, sem alto investimento financeiro, e que permitem a pulverização do employer branding facilmente internet. É necessário, portanto, explorar as opções audiovisuais, investir em fotos do ambiente de trabalho, mostrar para a rede o seu time de trabalhadores, o quadro de alta gestão, a solução do seu negócio sendo entregue à seu cliente, TUDO!

2. CONECTE-SE COM REDES QUE FOMENTEM SUA MARCA EMPREGADORA:

Instagram & TikTok: Essas duas redes sociais são extremamente importantes para o seu negócio se manter perto do coração de seu talento alvo. Através dessas redes sociais, o contato com a marca é mais humanizado, permitindo uma verdadeira conexão entre empresa e candidato.

LinkedIn: Atualmente, o LinkedIn representa a maior rede social profissional do mundo, sendo um ótimo canal para expor a seu público alvo as soluções que sua marca empregadora entrega aos clientes. Mas é pra mostrar a realidade mesmo, sem maquiar nada.

Faculdades: Uma estratégia interessante de atrair candidatos qualificados e gerar autoridade para sua marca empregadora é fazer parcerias com faculdades e instituições de ensino, promovendo palestras e outras atividades que aproximem empresa e pretendente. Núcleos Universitários são uma ótima pedida, hoje a AU tem mais parceria com núcleo de estudantes universitários do que com qualquer outra coisa. A gente precisa respirar o ar deles.

2. PROCESSOS SELETIVOS 100% ONLINE

A pandemia provocou uma mudança de postura por parte das empresas, já que muitas delas precisaram repensar seus processos seletivos para uma realidade em que o distanciamento social estava presente.

Neste movimento, empresas que nunca viram os benefícios do recrutamento à distância acabaram se jogando nesta nova realidade. Agora, empresas que não adotam a estratégia acabam que ficando realmente de fora deste novo padrão do RH mundial.

Realizar processos seletivos online traz consigo muitos benefícios tanto para candidatos, quanto para as empresas que adotam como padrão esta operação. O processo seletivo digital permite que uma marca impacte e atraia muito mais talentos no meio remoto, já que esses candidatos podem estar em qualquer lugar do país ou do mundo, participando de todo o processo.

Desde que a experiência do candidato seja pensada de forma integrada, a empresa só tende a ganhar tempo, alcance e sustentabilidade de sua estratégia de employer branding.

3. USE PLATAFORMAS DE RECRUTAMENTO

A experiência de candidatura de um talento para a sua empresa possui uma longa jornada, indo desde o momento em que o talento gera uma primeira impressão da empresa até mesmo a decisão de aplicação para alguma vaga específica. Por esse motivo, a estratégia eficaz de employer branding é extremamente vinculada a boa estratégia de recrutamento.

As plataformas de recrutamento se apresentam como ótimas opções para a contínua otimização do processo de recrutamento, facilitando a divulgação e triagem em massa dos melhores candidatos do mercado. Ao se concentrar em sua estratégia de employer branding, dividir a responsabilidade de contratação com recrutadores especializadas do mercado pode ser uma ótima decisão estratégica. Se este movimento de integralização de setores de rh com plataformas de recrutamento se intensificou em 2020, a tendência é de continuação desse movimento para o ano de 2021.

É um exemplo do que fazemos hoje, na Academia Do Universitário. Nós rodamos o Processo Seletivo de Ponta a Ponta, isso é, desde a atração até a retenção. E ao longo do nosso processo, há uma Trilha de Aprendizagem que tem o objetivo de entregar as principais habilidades do Séc. XXI para os candidatos. Todos que completam recebem certificados, eles postam no LinkedIn, Instagram e fomentam sua marca empregadora por você estar dando um baita aprendizado e benefícios de participar do seu processo seletivo.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s