Nova rodada de saque emergencial do FGTS pode ser liberada em 2021

O Governo Federal esta se preparando pra liberar mais uma rodada do saque emergencial do FGTS para o ano que vem. A medida adotada pelo governo este ano como enfrentamos da pandemia pode se tornar realidade também em 2021.

De acordo com um dos formuladores do projeto, a ideia agora é avaliar o cenário após a virada do ano, e inclusive o anúncio da nova rodada pode acontecer ainda em janeiro de 2021.

Segundo membros da equipe econômica há margem para que os recursos do FGTS possam ser liberados para retirada e que essa medida não comprometeria a sustentabilidade do fundo.

Contudo, segundo a Caixa Econômica Federal revelou no mês de novembro, desses R$ 38 bilhões, aproximadamente R$ 7,9 bilhões não foram resgatados. O dinheiro que ficou disponível para saque e não foi resgatado volta automaticamente ao fundo dos trabalhadores.

Contudo, para 2021 ainda não houve definição sobre o formato do programa ou valores que podem ser liberados.

Novo Fundo de Garantia

De acordo com informação, caso o índice de distanciamento no ano que vem ficar próximo do patamar observado no atual momento, a tendência é que sejam acionadas apenas as medidas sem efeito fiscal. Dentre elas, estariam antecipações de benefícios, que inclusive já haviam sido citadas pelo ministro da Econômica, Paulo Guedes, em videoconferência na última semana.

Porém, caso o isolamento social volte aos mesmos patamares de maio deste ano, período com maior índice, a implementação de medidas com custo aos cofres públicos será necessário.

Fonte> Jornal Contábil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s