Google lança cursos online grátis para quem procura emprego

Foto por Brett Jordan em Pexels.com

A empresa de tecnologia aumenta a grade de aulas online da plataforma Ateliê Digital e traz conteúdo sobre competências digitais

O Google lançou uma série de cursos grátis em sua plataforma online Ateliê Digital, voltada para quem quer desenvolver novas habilidades para o mercado de trabalho, seja para atuar como empregado de uma empresa ou como empreendedor.

O lançamento foi feito durante a EXPO CIEE, evento do Centro de Integração Empresa Escola, voltado para jovens. A nova grade de cursos traz três módulos com foco em quem está procurando emprego e quer desenvolver habilidades digitais. Eles serão lançados em datas diferentes:

Módulo 1: lançamento em 9/11

Temas: use o Google para encontrar um novo emprego, crie um currículo e como editar seu currículo

Módulo 2: lançamento em dezembro
Temas: gerencie um projeto com ferramentas digitais, técnicas para negociar seu salário, aprenda a planejar reuniões eficientes

Módulo 3: lançamento no primeiro trimestre de 2021
Temas: como enviar emails profissionais, aprenda a dar e receber feedback, conecte-se e colabore de qualquer lugar com ferramentas digitais, use ferramentas digitais para tarefas diárias, coloque em prática a comunicação eficaz no trabalho.

Para acessar, é só acessar a aba de curso (clique aqui) e selecionar “Applied Digital Skills” na categoria “Fornecedor do Curso”.

Em entrevista para VOCÊ RH, Jimena Tomás, gerente de marketing do Google Brasil, explica por que o projeto é importante para a companhia.

Os jovens são a parcela da população mais afetada pelo desemprego. Essa iniciativa do Google veio ajudar nesse sentido?

Sim, a pandemia de covid-19 trouxe desafios sem precedentes para a economia do país e impactou o emprego de milhões de brasileiros. Segundo o IBGE, entre maio e setembro de 2020, cerca de 4,1 milhões de brasileiros entraram para a fila do desemprego. Isso corresponde a uma alta de 43% do número de pessoas que passaram a buscar ocupação no mercado de trabalho no país neste período de pandemia, chegando ao recorde de 14,4 milhões de pessoas desempregadas.  Já a taxa de desemprego entre os jovens chega a 30%. Por isso nos unimos com a CIEE para ajudar esse jovem na busca pelo primeiro emprego. Esperamos impactar até 100.000 jovens a não somente a encontrar o emprego, mas também oferecendo dicas para quem quer começar a carreira ou que esteja começando um novo trabalho em formato remoto.

Por que competências digitais são importantes hoje?

Esse momento de isolamento social acabou acelerando o processo de digitalização de muitas empresas. Hoje estamos operando muito mais no formato remoto do que antes. Habilidades digitais se tornaram ainda mais essenciais. Inclusive vemos empresas abrindo vagas exclusivamente num formato em home office e ferramentas de produtividade e conectividade se fazem ainda mais essenciais.

No caso de profissionais mais experientes, como a iniciativa pode ajudar numa recolocação?

O Ateliê Digital e o Cresça com o Google não somente possuem cursos que podem ajudar a reciclar essas habilidades básicas digitais, mas também oferecem mentorias gratuitas, pensando essencialmente em quem está empreendendo um pequeno negócio ou já possui essas habilidades básicas. O Ateliê Digital é parte da iniciativa do Cresca com o Google, que desde 2017 já promoveu treinamentos presenciais em 12 cidades brasileiras e capacitou mais de 100.000 pessoas. Nos cursos ministrados no mundo digital, conseguimos alcançar ainda mais pessoas. Em mais de três anos, o Ateliê Digital já treinou mais de 110.000 pessoas só no Brasil.

Fonte: Você RH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s