“Ser Líder” – Um artigo de Sebastião Perossi

Foto por Rebrand Cities em Pexels.com

Ser Líder

Em que estágio da liderança você se encontra e/ou conduz sua carreira? Liderança estratégica, tática ou operacional? Independente da hierarquia da liderança, o papel do líder apresenta vários desafios dentro das organizações e, entre eles,  destaco: liderar e administrar recursos; liderar, planejar,  administrar, desenvolver, motivar, reconhecer, engajar e inspirar pessoas e entregar resultados sustentáveis. Ser líder é   trilhar diferentes cenários nas organizações. Liderar em momentos de crescimento dos negócios ou em cenários de crise, presencialmente ou a distância (equipes em home office) exigem habilidades específicas para contribuir no alcance dos objetivos preestabelecidos. Em geral as habilidades comportamentais são as mais requeridas para o líder, entretanto o conhecimento técnico vai fortalecer e embasar as suas ações.

No pilar das competências/habilidades requeridas identificamos: gerir pessoas; ser mediador nos conflitos; realizar negociações; ter flexibilidade; capacidade de leitura de ambiente; zelar pela comunicação; saber ouvir. Ser líder requer se identificar com o negócio, ter missão, visão e valores corporativos, clareza dos objetivos das entregas e, fundamentalmente, conhecer a sua equipe de trabalho. Aproximar-se da equipe e conversar com cada colaborador, a fim de conhecer e entender objetivos pessoais, plano de carreira e ganhar a confiança do time, são comportamentos e atitudes que fortalecem o papel da liderança. Ser líder é ser um facilitador para o trabalho da equipe, é não fazer promessas que não possam ser cumpridas, é saber dizer não, é orientar as suas decisões de gestão de forma homogênea, sem protecionismo e respeitando a diversidade, bem como ser o mais transparente possível mesmo em assuntos que requeiram maior cuidado no seu tratamento. Ser líder é acompanhar a equipe, avaliar periodicamente o desempenho, dar feedback e fazer o reconhecimento dentro das políticas vigentes.

Ser líder é crescer com o seu time e criar um ambiente favorável para que as pessoas fortaleçam o trabalho em equipe com ética e comprometimento. O líder atua como representante da direção da organização. Estabelecer a conexão entre a direção e equipe é chave para o alcance e/ou superação das metas. Ser líder significa gostar e buscar resultados com pessoas. Desmitificando o papel do líder, entendo que não é mandatório que ele tenha todas as respostas, todavia é importante que ele tenha capacidade para buscar as respostas e aplicá-las dentro do contexto. Outro aspecto importante na gestão é que o líder deve evitar ser centralizador nas suas atividades, agressivo com a sua equipe, bem como ter uma postura passiva diante de situações presentes.

Fecho este artigo com uma citação de Ronald Reagan “O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. É aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.”

Seja um bom líder!!!

Visite: https://sapconsultoria.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s