Em Tempos de COVID, o verdadeiro Líder é aquele que toma conta

Da série “O Líder de A a Z”, hoje falaremos sobre as características com a letra “T” – o Líder que Toma conta, Treina e Trabalha junto com seu Time!

Olá amigo leitor, que bom tê-lo aqui novamente. Em tempos de “Corona-crise”, receber neste espaço pessoas/profissionais como você é uma honra, além disso, é sinal de que você não está se acomodando. Parabéns!

Falando em crise, nada melhor do que ter líderes emocionalmente equilibrados, que saibam liderar suas equipes motivando-as, impulsionando-as e trazendo a memória àquilo que provoca inspiração, esperança e fé de que dias melhores virão.

Agora é o tempo oportuno para motivar o time, pois acredite, eles precisam de incentivo, impulsionamento e motivação, muita motivação, mais do que em qualquer outra época. A vista disso, vamos falar sobre as características do Líder de A a Z com a letra T. Acompanhe!

Em tempos difíceis o Líder de A a Z é aquele que toma conta de sua equipe em todos os sentidos, inclusive emocionalmente, ele treina e ainda trabalha junto com ela.

O líder que Toma conta

Sam Walton, o fundador Wal-Mart e do Sam’s Club, patriarca da Família Walton, uma das famílias mais ricas do mundo disse: Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer.

Cuidar da equipe tem a ver com identificar as necessidades peculiares de cada membro e ajudá-lo a desenvolver-se para contribuir de forma assertiva, sempre colaborando para que a equipe trabalhe de forma mais engajada, produtiva, trazendo resultados acima da média, mesmo em tempos de crise.

O líder que toma conta reconhece os limites pessoais e, entende que cada membro tem um perfil predominante e lidera cada um de forma personalizada (liderançca situacional). O Líder de A a Z  sabe que não deve ser invasivo no quesito da privacidade, mas procura conhecer cada colaborador de forma mais profunda, sempre trabalhando para suprir as suas necessidades e expectativas com ética e transparência.

O líder que toma conta sempre está disponível, aberto e pronto para oferecer um feedback honesto e assertivo, fazendo as engrenagens funcionar de forma correta, garantindo que a equipe esteja sempre em movimento. O Líder de A a Z reconhece os méritos e o trabalho de sua equipe e sabe recompensá-la, seja financeiramente como através dos pequenos gestos. Eis aqui o grande segredo da motivação!

Líder que Treina

O líder deve ser alguém que gosta de estudar e aprender para depois poder ensinar. E de que forma ele faz isso? A resposta é bem simples, acompanhe:

Oferecendo conteúdos relevantes, informativos que tragam mais conhecimento à equipe, realizando treinamentos presenciais ou a distância, disponibilizando artigos ou materiais de apoio, entre outros métodos que agreguem informação, conhecimento e motivação à equipe.  Trata-se de promover a inteligência coletiva por meio de conversas, melhorias e soluções, ao invés de apenas distribuir tarefas ou requerer o atingimento das metas.

O líder que treina, antes de iniciar a jornada de trabalho traz uma reflexão motivacional, encorajando o pessoal a ir além de suas limitações e a perseverar na busca de seus objetivos. O líder que treina se torna exemplo de resiliência, ressignificação e recomeço em tempos problemáticos. Isso porque, o Líder de A a Z tem uma mentalidade positiva e expansiva. Ele não busca culpados, mas soluções.

O líder ideal não encontra a falha, encontra um remédio” – Henry Ford.

Convém que o líder que treina desenvolva na equipe o espírito de perseverança e coragem, para que ela aguente firme e supere os dias difíceis sem desistir, esmorecer ou murmurar. Desta forma, o líder deve treinar a mentalidade do grupo, fazendo-os mais resilientes e confiantes.

Líder que Trabalha junto

Certa vez um empresário reuniu sua equipe para dar algumas coordenadas sobre a necessidade de redução de custos. Ele precisou criar uma escala de trabalho com dias alternados a fim de não demitir seu pessoal.

Na reunião ele disse: “Eu sei que existem colaboradores que precisam trabalhar e não podem receber nenhum desconto em seu salário mensal, todavia, eu preciso dar preferência aos gerentes que conhecem todo o procedimento e não apenas partes dele, pois desta forma, um único líder será capaz de realizar o que três subordinados faziam antes”. Acredite se quiser, mas apenas um líder entre oito sabia efetivamente sobre todo processo de sua área.

Conhecer as atividades da própria área ou departamento são fundamentais para qualquer líder que deseja obter resultados melhores. O Líder de A a Z, não apenas conheça as atividades do seu time, mas também de outras áreas de sua empresa, pois sabe que conhecer todos os processos é um diferencial e tanto! Eu perdi as contas de quantos treinamentos eu apliquei enfatizando este tema.  E por que estou falando sobre isso?

Há uma crença em diversas organizações/líderes que valorizam demasiadamente o “especialista” e pouco valor dão aqueles que sabem fazer de tudo um pouco.

O Líder de A a Z não olha para setores ou departamentos, ele vê os processos e as interações entre as pessoas para a melhor execução de cada tarefa. Quando ele não sabe algo, ele vai e aprende. Afinal: “Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro” – John F. Kennedy.

Se você é líder e não sabe executar, peça ajuda!

Uma das principais características do líder que trabalha junto é que justamente ele “coloca a mão na massa” junto com a equipe e saber pedir ajuda. O Líder de A a Z conhece todos os procedimentos, porém na hora de por em prática, nada melhor do que pedir ajuda e seguir os passos de quem conhece bem do assunto: a equipe.

Eis aqui outro segredo dos líderes de sucesso, eles são humildes e sabem pedir ajuda do time.

Inúmeros líderes acreditam que solicitar ajuda é uma demonstração de fraqueza. Pelo contrário, saber pedir ajuda nos momentos em que precisa é uma demonstração de humanidade, de reconhecimento de suas vulnerabilidades e uma das melhores formas de gerar engajamento com o time.

Bom, estamos chegando ao final deste artigo. Espero que você tenha gostado! Se este conteúdo agregou valor a sua carreira, deixe seu comentário.

Aproveite e siga-me nas redes sociais, pois semanalmente tenho realizado lives (@marcelosimonatooficial) para te ajudar a enfrentar esta fase de crise. Fique ligado!

Gratidão e até a próxima.

Por Marcelo Simonato

 

Fonte: Rh pra Você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s