5 conselhos para a busca de um novo emprego

Não se paralise pelo medo ao desconhecido, mas não decida mudar de emprego se você ainda não tem muita certeza do que você realmente quer fazer

  • Entregar dezenas de currículos para receber apenas algumas ligações, assistir à entrevistas e não ter uma ligação de retorno ou receber um “não temos vaga” pode chegar a ser frustrante.
  • Antes de sair à caça por um novo emprego, prepare-se muito bem, e principalmente, aprenda a aproveitar qualquer oportunidade para vender-se no mercado de trabalho e encontrar trabalho com sucesso.
  • Existe muito material na Internet e inclusive livros escrito por especialistas que dão conselhos sobre como procurar emprego. Aprenda o que é prioritário.

O mundo atual oferece alternativas para conseguir emprego. Além das vias mais tradicionais, você pode usar o social recruiting através de plataformas como Facebook LinkedIn, empregando aplicativos ou introduzindo a sua candidatura através de portais digitais de emprego nos que você pode segmentar as ofertas pela localização geográfica ou setor.

Se você está em um período de transição, não está satisfeito com as condições de seu atual trabalho, gostaria de mudar de empresa, ou está em uma situação de desemprego, é hora de procurar uma oportunidade potente para conseguir satisfazer os seus objetivos e enfrentar a si mesmo com uma nova e estimulante realidade de trabalho.

As ações a realizar neste processo de busca são: apostar por ter um perfil multifuncional e ao mesmo tempo o mais especializado e diferenciado possíveltrabalhar a sua marca pessoal na rede, ter uma rotina estável para detectar ofertas e enviar suas propostasatualizar o seu currículo de forma completa e atraente.

1. Networking como arma

Não subestime o poder de renovas as velhas relações, ir a eventos ou mergulhar no mundo digital para detectar tendências ou movimentos no mercado de trabalho e ter acesso às novas oportunidades. Tire o máximo proveito do seu perfil no LinkedIn, vá à palestrasdebates ou eventos especializados do seu setor e envie as suas referências ou portfolio aos contatos que você considere apropriados.

2. Dê uma cara nova ao seu currículo e à sua carta de apresentação

Embora possa ser que no futuro a Inteligência Artificial faça com que este famoso formato fique obsoleto, por enquanto você deve continuar trabalhando e polindo o seu currículo que seja atraente o suficiente como para captar a atenção dos seus recrutadores. Corrija as falhas, atualize a formação e experiência laboral, modernize o design ou aposte por um currículo criativo, interativo e diferente do resto. Não se esqueça de personalizar a sua carta de apresentação ou motivação, de acordo com a empresa e a oferta, fugindo dos tópicos, recorrendo à técnica da imitação e adaptando o seu tom à cultura corporativa.

3. Trace um plano personalizado

Pegue papel e caneta – ou um aplicativo on-line – e redija ponto por ponto o planning diário e semanal do seu processo de procura por emprego, já que todos nós sabemos que as listas e os objetivos ajudam a encaminhar os projetos. Você pode, por exemplo, configurar alertas e notificações diárias nos sites de procura por emprego, colocar um limite mínimo de currículos que você quer mandar por dia ou realizar um seguimento do estado das suas candidaturas, avaliando as possibilidades que você tem em cada uma.

4. Simulado de entrevistas

Se você tem um currículo e uma grande carreira profissional na sua bagagem, mas as entrevistas são o seu calcanhar de Aquiles, chegou a hora de você domar e polir este aspecto. Para isto você deve melhorar a sua preparação, aprofundando em todos os itens: pesquisar a empresa a fundotrabalhar a linguagem corporaladministrar a possível presença de stress e ansiedade e, principalmente, praticarEnsaie na frente do espelhograve-se a si mesmo, recorra a algum simulador de empresas on-line e prepare suas respostas para as perguntas mais complicadas, complexas e habituais dos processos de seleção de emprego.

5. Otimize o seu tempo

Estar desempregado não significa estar sem fazer nada, procrastinar ou ignorar as novas oportunidades de emprego. Usando o seu tempo com sabedoria você poderá recorrer à valiosa formação on-line gratuita para melhorar o seu perfil profissional, poder ter uma assessoria com especialistas na procura por um emprego, publicar conteúdo de valor no seu blog ou canal do Youtube ou redes sociais, atualizar a agenda de eventos aos que você gostaria de marcar presença e alcançar uma marca pessoal sólida que some pontos extras para ser contratado para o cargo dos seus sonhos.
No momento de sair em busca de emprego, trabalhe a sua autoconfiança. Para isto você pode se apoiar em blogs ou livros sobre autoconfiança, vídeos em Youtube sobre coaching ou palestras motivacionais.

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s