O que o homem deve vestir no processo seletivo?

Se você acompanha os meus artigos,  percebeu que já falei sobre a importância de utilizar a roupa adequada durante o processo seletivo, como adequar a sua apresentação a cada tipo de vaga ou empresa a qual está se candidatando e como as mulheres devem se vestir no processo seletivo.

 

Neste post, comentarei os detalhes fundamentais na aparência que todo homem deve apresentar no processo seletivo, como a roupa certa a utilizar em uma dinâmica de grupo ou entrevista, além de outros detalhes que passam despercebidos como cuidados com o cabelo e a barba.

 

Como se vestir para o processo seletivo (homens)

Assim como comentado nos posts anteriores, antes de escolher a sua roupa é necessário avaliar o perfil da empresa e da vaga. Por exemplo, se você for participar de um processo seletivo em uma empresa moderna, com perfil informal ou inovador, como, por exemplo, empresas de alimentação, turismo, transportes, comércio, marketing, comunicação e design, poderá se vestir com maior tranquilidade, desde que atenda aos seguintes padrões:

  • Camisa social de manga curta ou comprida, sempre de corte clássico, ou camisa polo sem estampas;
  • Calça social, sarja ou jeans escuro e liso;
  • Sapatos ou sapatênis.

Mesmo para uma empresa com perfil muito inovador ou informal é interessante você apresentar uma imagem mais discreta para não errar e nem cometer excessos. Utilizar roupas lisas como camisas polo sem estampas, sem cores chamativas ou bordados grandes, além de um jeans liso e escuro, te ajuda a manter uma imagem informal, porém profissional.

Agora, se a sua entrevista é para concorrer a um cargo em uma empresa conservadora, com perfil formal, como, por exemplo, empresas de serviços financeiros ou administrativos, consultorias, telecomunicações e comércio exterior é necessário um maior cuidado. Assim, siga as opções:

  • Camisa social de manga comprida de corte clássico e cor sóbria. Paletó é sempre bem-vindo, porém a gravata (nem sempre necessária) pode depender do cargo e da empresa ou da característica da empresa;
  • Calça comprida com corte social;
  • Sapato social.

Sendo assim, avalie o seu guarda-roupa e identifique se você possui as peças descritas acima para que possa participar de processos seletivos em diferentes empresas. Mesmo que o seu estilo seja muito “descolado”, procure ter peças de roupa mais simples e discretas para essas oportunidades.

Quando falamos de ambiente profissional, você nem sempre usará a roupa que gosta, assim como não poderá ter alguns comportamentos e a linguagem que está acostumado. Tudo faz parte de um processo de adaptação à cultura e às exigências da empresa. Isso não significa que você perderá a sua identidade ou estilo. É apenas uma adaptação a essa fase específica da sua vida. Com o tempo você aprenderá a equilibrar o seu comportamento ao perfil da empresa, criando um meio termo que atenda as suas necessidades pessoais e aos valores da organização.

 

Erros que você não pode cometer ao se vestir para o processo seletivo (homens)

Durante esses primeiros contatos com a empresa, a atenção aos detalhes é fundamental. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica! Você quer gerar qual impressão para o recrutador ou o gerente responsável pela contratação? Para não errar, leia atentamente as dicas abaixo e demonstre uma imagem, realmente, profissional que contará pontos a seu favor durante a seleção:

 

1. Tome cuidado com as generalizações. Empresas da mesma área de negócio podem ter políticas de dress code muito distintas. O fato de algumas pessoas trabalharem em empresas como Google com roupas casuais não significa que todas as empresas de tecnologia são assim. Em muitas delas, o perfil exigirá uma imagem muito mais formal e séria quanto a aparência. CUIDADO!

 

2. Existem alguns detalhes que eu não precisaria comentar, mas prefiro pecar pelo excesso. Evite sempre bonés, chapéus, gorros ou toucas (independente da temperatura externa, afinal dentro da empresa o ambiente será mais quente). Camisetas ou bermudas só podem ser utilizadas em casos muito específicos (quando você conhece muito bem a empresa ou alguém que trabalha lá e sabe que é assim que as pessoas se vestem e esperam o mesmo dos futuros colaboradores). Papetes e chinelos, definitivamente, não devem ser utilizados, mesmo que possua algum machucado no pé (converse com o médico para encontrar uma opção que mantenha o seu pé fechado dentro de algum calçado).

 

3. A sua imagem vai além das suas roupas, portanto cuide da sua aparência! Corte o cabelo antes da entrevista. Se a empresa for muito formal, faça a barba. Se for mais informal, aparar a barba ou cuidá-la é o mínimo que deve fazer. Apesar de você, talvez, não ir na manicure ou esteticista, fazer as unhas, limpá-las, aparar sobrancelhas e pelos do nariz e orelha é essencial para demonstrar uma imagem limpa e atraente. Fazer essas coisas não significa que você é menos másculo, ok? Manter um visual primitivo só te fará entrar em empresas primitivas com líderes primatas. É isso que você deseja?

 

Cuide-se! Nós, homens, podemos ter ouvido dos nossos pais que não precisamos nos preocupar com a aparência e que se preocupar com essas coisas é coisa de mulher. Porém, não é bem assim. A vida profissional, como qualquer outra área de nossas vidas, é desenvolvida e se expande através de relacionamentos com outras pessoas e este contato social só será potencializado se você se apresentar adequadamente.

Artigo de Allan Lopes para Carreira & Sucesso

3 pensamentos sobre “O que o homem deve vestir no processo seletivo?

  1. O dress code é um tema muito importante em uma entrevista. No meu caso, sempre avalio o perfil da empresa considerando dados como missão, visão e valores, além de pesquisar sobre a cultura organizacional e do ambiente de trabalho. E, claro, sempre é bom ter algum conhecido que trabalha ou já trabalhou na empresa para receber dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s