5 dicas de produtividade para recrutadores

Recrutadores sabem que o tempo é um recurso precioso. O tempo de contratação de parceiros e candidatos é fundamental para alcançar o sucesso na contratação.

Mas as muitas variáveis que lidamos – a mudança de requisitos, de cronogramas e as agendas ocupadas dos candidatos – podem facilmente consumir esse tempo. Simplificar os aplicativos, aprimorar seus processos, aproveitar a tecnologia e automatizar as tarefas repetitivas permitem que você faça o que faz melhor: ajudar as pessoas a conseguir empregos.

Confira cinco maneiras de melhorar sua produtividade:

Agilize seu processo de inscrição
O sistema de inscrição é, com frequência, a apresentação do candidato para sua empresa e o seu processo geral de recrutamento. Se o processo for simples e intuitivo, é mais provável que os candidatos qualificados o concluam. Se for complicado ou exigir muito trabalho, os candidatos a emprego podem desistir e você pode perder algum grande talento.

Dê uma olhada no número de inscrições incompletas em seu site de empregos ou confira a taxa de rejeição (a porcentagem de pessoas que deixam seu site depois de visualizar uma única página). Isso fornecerá informações sobre quantas pessoas estão ficando para preencher o formulário e quantas estão desistindo de você.

Tente completar o processo de inscrição por conta própria. Concentre-se na usabilidade e no tempo de conclusão. Se você ficou frustrado, seus candidatos também ficarão. O que fazer? Simplifique! Pergunte o que você realmente precisa saber e deixe os detalhes para mais adiante no processo.

A Netflix é um bom exemplo: os candidatos enviam seus currículos e, em seguida, inserem seus nomes, e-mails e números de telefone. Enviam, e é isso. Sem tempo limite, sem informações de reentrada e sem o ícone giratório da morte. Um processo simplificado faz com que os candidatos, satisfeitos com o processo, compartilhem sua experiência em suas redes.

Crie alertas por e-mail para notificá-lo de currículos qualificados
Selecionar currículos pode consumir seu dia, mas não tenha medo! Existem ferramentas que você pode usar para reduzir o tempo gasto nessa tarefa frequente. Por exemplo, o Indeed Resume é um banco de dados de currículos com mais de 100 milhões de CVs disponíveis. Sua funcionalidade de pesquisa avançada permite filtrar os cargos, as habilidades, as empresas para as quais eles trabalharam e até mesmo as áreas de estudo dos candidatos. Você também pode pesquisar por Cidade, Estado ou CEP.

Depois de enviar seus termos de pesquisa, você recebe uma lista filtrada de currículos qualificados. Você escolhe os que deseja ver com profundidade e pode salvar os que mais gosta para mais tarde. Você também pode criar alertas de e-mail automáticos para cada conjunto de critérios de pesquisa. Todas as manhãs, você receberá um e-mail com links para todos os currículos novos e atualizados, para que possa se atualizar rapidamente sobre os candidatos que estão por aí. É muito mais eficiente do que o antigo método de classificação por currículos manual.

Use uma ferramenta para agendar entrevistas com eficiência
Organizar entrevistas leva tempo e esforço. E é difícil manter tudo em ordem quando você tem várias funções para preencher. Você pode facilitar seu trabalho permitindo que os candidatos agendem suas próprias reuniões.

Isso reduz as idas e vindas e é muito mais eficiente. Também pode levar a menos ausências. Por quê? Porque os candidatos agendam um horário que seja conveniente para eles, em vez do recrutador decidir o bom momento pra ele.

Ferramentas como Calendly, Pick e Vyte.in colocam o poder nas mãos dos candidatos, mostrando os horários de entrevista disponíveis e permitindo que eles escolham. A maioria das ferramentas é compatível com vários calendários e algumas também oferecem versões para dispositivos móveis, tornando mais fácil e rápido para todos os usuários acessarem a mesma página com apenas alguns cliques.

Criar modelos de e-mail para mensagens usadas com frequência
Se você constantemente escreve e reescreve os mesmos tipos de e-mails para os candidatos, reduza o incômodo criando modelos para os que envia com mais frequência (por exemplo, agendar uma entrevista, confirmar entrevistas, pedir referências e assim por diante). Embora você deva incluir detalhes pessoais em cada e-mail específico do candidato que você está contatando, muitos elementos podem permanecer os mesmos.

Acompanhe os e-mails que você costuma escrever repetidamente. Salve-os em uma planilha, seu aplicativo de anotações favorito para armazenar e usar à vontade. Achei útil criar categorias “se-então” para os modelos para facilitar sua localização, como “se oferta”, “se não houver oferta”, “se houver experiência”, “se for de entrada”, “se houver” e “se local”.

Veja um exemplo de um modelo de oferta
“Parabéns! A [Empresa] tem o prazer de oferecer a você a posição de [cargo]. Suas habilidades e experiência são ideais para o trabalho. Conforme discutido, sua data de início é [data]. O salário inicial é [R$ XYZ] e você se reportará a [primeiro nome]. Se aceitar esta oferta, assine, date e devolva esta carta junto com a documentação preenchida (anexada). Sabemos que você será um ótimo complemento para a [empresa] e estamos ansiosos para trabalhar com você!”

Pense cuidadosamente sobre essas situações e o que permanece constante entre elas e inclua isso em um modelo que reflita seu tom de voz e identidade da empresa.

Crie um ciclo de feedback para aprender e melhorar
Se você quiser avaliar seu desempenho e encontrar maneiras de melhorar seus esforços de recrutamento, faça uma pequena pesquisa para os candidatos concluírem quando o trabalho estiver preenchido. Isso fornecerá insights mensuráveis para ajudá-lo a ajustar seus processos de inscrição e entrevista. Inclua um campo aberto para comentários e certifique-se de agradecer a cada candidato tanto pela inscrição como pela conclusão da pesquisa.

No Indeed, pedimos a todos os solicitantes por um feedback. Mantê-lo breve e simples é importante se você quiser obter uma boa taxa de resposta. Nossa pesquisa de experiência de candidato tem 10 itens que perguntamos; isso é eficaz para fornecer informações acionáveis sobre como nos comunicamos, como os solicitantes estão satisfeitos e se nos recomendariam aos colegas. Ela nos fornece informações valiosas sobre o que está funcionando bem e o que precisa ser alterado.

Contratar os melhores candidatos para as vagas abertas é o que mais importa. Quanto mais você puder automatizar e refinar seus processos de inscrição e recrutamento, mais tempo terá para concentrar seus esforços.

Ferramentas como inscrições on-line intuitivas, alertas de e-mail, agendadores, modelos e pesquisas ajudam você a descobrir novas maneiras de melhorar seus processos, economizando tempo para os aspectos humanos do recrutamento, como avaliar a experiência de possíveis funcionários e se conectar com candidatos para construir relacionamentos duradouros.

Por Felipe Calbucci, Country Manager do Indeed no Brasil

Fonte: Melhor Gestão de Pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s